A Secretaria de inspeção do trabalho – SIT lança projeto para divulgar vídeos educativos sobre a utilização da plataforma do FGTS Digital

Tribunal Superior do Trabalho – TST aplica novo entendimento à Orientação Jurisprudencial 394 da SDI-1 e decide que repouso semanal majorado refletirá em outras verbas

Foi divulgado em 14/03 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, um projeto visando disponibilizar pequenos vídeos com o objetivo de ajudar os empregadores a entenderem o novo sistema de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na plataforma do FGTS Digital, assim como ajudar na capacitação e utilização da plataforma de maneira segura.

De acordo com a SIT, os vídeos serão divulgados semanalmente e gratuitamente nas redes sociais da ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho), os quais trarão temas específicos sobre o uso da plataforma, como a geração de guias, cálculo da multa rescisória, consultas de débitos, utilização do eSocial como base de dados, as diferentes formas personalizadas de gerar guias, os prazos para pagamento, entre outros.

Com relação a plataforma do FGTS Digital, o sistema possibilita o empregador realizar consultas, solicitações e regularizações do fundo de garantia de forma totalmente digital, o que traz mais praticidade, agilidade e segurança na hora da operação. Ainda, possibilita o empregador tirar dúvidas e obter orientações referentes as principais mudanças em relação ao sistema anterior.

Por fim, o primeiro vídeo da série já foi divulgado e está disponível no link abaixo, o qual traz a introdução do sistema.

https://bit.ly/3JvtaCW

Outras informações, o departamento de Relações do Trabalho do Hondatar Advogados está à disposição para os esclarecimentos necessários.

Fábio Abranches Pupo Barboza

fabio@hondatar.com.br

Alessandro Vitor de Lima

alessandro.lima@hondatar.com.br