Consultores
Paulo Ricardo de Souza Cardoso
Graduado em Engenharia, pela PUCRS; graduado em Ciências Contábeis, pela FURG; e graduado em Direito, pela UFRGS; Especialização em Direito Tributária, pela UCB; Consultor Sênior do Hondatar Advogados; Consultor Tributário e Empresarial; Consultor do Fundo Monetário Internacional – FMI; Consultor do Banco Mundial; Consultor da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP; Integrante da Comissão de Direito Empresarial da OAB/Nacional; Colaborador do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT; e Colaborador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Auditor-Fiscal da Receita Federal aposentado, onde exerceu diversos cargos por mais de 34 anos: Secretário Adjunto/Substituto (2015-2018); Subsecretário de Tributação e Contencioso (214-2015); Secretário-Adjunto – supervisor das áreas de Fiscalização, Arrecadação e Tecnologia da Informação (2003-2008); Coordenador-Geral da Fiscalização (2000-2003); Coordenador Operacional da Fiscalização (1999-2000); Superintendente-Adjunto da Superintendência da Receita Federal no RS (1997-1998); e Chefe de Divisão de Fiscalização (1994-1997). Na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, foi Diretor do Departamento de Gestão da Dívida Ativa da União (2009-2014).
Henrique Shiguemi Nakagaki
Bacharel em Administração de Empresas e em Ciência Contábeis pela FEA-USP. Tem vasta experiência em Administração Estadual, tendo exercido diversos cargos como: Executivo Público, Agente Fiscal de Rendas, Diretor de Departamento de Política Salarial do Estado, Assessor do Secretário da Fazenda, Juiz do Tribunal de impostos e Taxas, Delegado Regional Tributário, Sub Secretário da Administração Tributária, Secretário Executivo da Fazenda, Presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado, Diretor Administrativo e Financeiro da CDHU e da IMESP.
Foi Conselheiro Fiscal de diversas estatais do Governo do Estado de SP, Conselheiro do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado, do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado e do Conselho Estadual de Informática.
Foi Diretor de Planejamento e Orçamento e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO e foi membro convidado da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP. Foi homenageado pela CRC/SP, com a medalha Pedro Pedreschi, pelos relevantes serviços prestados ao Conselho. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO.
Participou de Seminários Internacionais no Japão, Estados Unidos e Canadá. É certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC. Participou dos cursos de: Comitê de Auditoria em empresas não financeiras, Curso Avançado para Conselheiro de Administração, da Governança Corporativa para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista, todos pelo IBGC e o Curso de Governança Corporativa pela FGV/SP. Fez o curso de Pós-graduação em direito tributário pela FMU.
Hoje atua como Consultor em Administração Tributária.
Haroldo da Silva
Formado em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas e é formado em Economia pela UNIB – Universidade Ibirapuera. É professor universitário. É doutor em Ciências Sociais, com ênfase em Ciências Políticas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em Direito Tributário pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Certificou-se na Califórnia, nos EUA, em Advanced Finance, na Universidade de Laverne.
Atualmente é membro do Conselho Regional de Economia de São Paulo, onde é responsável pelas Comissões de Registro e de Fiscalização e Economia em Debate.
Atua na área estudos de competitividade, envolvendo especialmente as questões do Custo Brasil e de Política Industrial. Tem grande experiência na formulação de estudos econômicos que dão base às políticas de fomento na economia real, especialmente na indústria.
Na área empresarial, atua como economista e advogado, reservados os aspetos legais de cada profissão. Participa de fóruns empresariais, na FIESP, CIESP e CNI. Foi autor de vários artigos científicos e painelista em diversos congressos. É palestrante.
Priscila Akemi Beltrame
Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
É mestre em direitos humanos e doutora em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Obteve certificado de pós-graduação em Relações Internacionais pela London School of Economics e cursou doutorado em direito internacional na Universidade Autônoma de Barcelona.
Atualmente é Conselheira da Seccional São Paulo e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP (Gestão 2022/2024). Atua na área de ESG e Compliance há mais de 15 anos, implementado programas, estruturas e procedimentos para a gestão da ética e sustentabilidade empresarial. Escreveu diversos artigos e participou de manuais sobre os temas, palestrante e professora sobre os temas.
Na área empresarial, atua também na área de direito digital, direito contratual, propriedade intelectual e tecnologia. Atuou em grandes escritórios empresariais nas áreas de tecnologia e compliance, realizando implementação de programas, treinamentos e investigações internas, inclusive em processos de reorganização societária e abertura de capital. Foi assessora jurídica de organizações internacionais e grupos empresariais em áreas contratuais, propriedade intelectual e direito internacional.
Alexandra Rodrigues
Formada em Direito pela USP, com especialização em Direito Empresarial. Obteve grau de Mestre em Justiça Social pela Universidade Erasmus, Haia, Holanda.
Com experiência de 25 anos em grandes escritórios, atua predominantemente nas áreas de Direito Societário e Contratual, especialmente em projetos de M&A, planejamentos tributário e sucessório, governança corporativa, project finance e operações estruturadas em crédito (recebíveis imobiliários). Liderou projetos relevantes nos setores de infraestrutura (Energia), de imóveis e tecnologia da informação, assistindo a lawtechs, fintechs e edutechs. Desenvolve projetos de ESG, como principal foco nas políticas de governança, inclusão social e sustentabilidade.
Assessora empresas multinacionais que desejam estabelecer sua presença no País, prestando orientações para melhor estrutura societária, governança e operação de seus negócios, tanto na preparação dos principais documentos necessários para sua constituição como para sua operação, inclusive contratos de assistência técnica e transferência de tecnologia. Nestes casos, coordena ainda os serviços de registro de investimento junto ao Banco Central e o registro de direitos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
É Secretária Geral da Comissão de Direitos Humanos da Ordem e participa como Conselheira indicada pela OAB/SP no Conselho Estadual em Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.
Roberta Sayuri Kuruzu Marostica
Advogada, pós-graduada em direito empresarial, digital, ambiental e tributário e especialista em Relações Governamentais e em ESG (Sustentabilidade).
Atuou na área jurídica de uma das maiores empresas globais de vendas diretas (Avon), como especialista em modelos comerciais. Seu principal foco foi na proteção jurídica e ética dos negócios e da relação comercial entre empresa e empreendedores independentes.
Foi membro do Conselho de Ética da ABEVD- Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas antes de tornar-se Diretora Executiva da mesma Associação.
Foi membro do AAC – Advisory Association Council da WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations.
Também atuou na área de Relações Institucionais e de Sustentabilidade de uma das maiores empresas brasileiras do setor de limpeza (Ypê), sendo responsável pela identificação e integração dos critérios ESG e elaboração dos relatórios de impacto da empresa.
ANDRESSA FRÖHLICH BORELLI
Formada em Direito pela de Direito de São Bernardo do Campo.
Pós Graduação “Lato Sensu”: Especialização em Direito Empresarial, na Escola Paulista de Direito – EPD. Possui curso de Extensão Univesitária pela FVG em Gestão para Organizações do Terceiro Setor e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.
Sólida experiência na constituição, organização, reorganização institucional e funcionamento jurídico e prático operacional de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, atuando a mais de 20 anos na área, com experiencia inclusive atuando mais que 10 anos como superintendente inclusive – Terceiro Setor.
Atuou por 12 anos como Superintende Geral de associação de classe médica, inclusive na organização de congressos e eventos para os associados. É membro da Comissão de Direito dos Animais da OAB/SP e presidente da Comissão de Direito dos Animais da Comissão de Direito dos Animais da OAB Vila Prudente.