Receita federal estabelece nova legislação sobre destinação de mercadores apreendidas entra em vigor

SECEX prorroga prazo de consulta pública sobre avaliação de interesse público em medidas de defesa comercial

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) de 20/07/2022, a Portaria nº 200, da Receita Federal do Brasil, que estabelece um novo marco normativo sobre a destinação de mercadorias apreendidas pelo órgão.

Dentre as principais mudanças, a nova Portaria passa a disciplinar as contas de classificação contábil a que as mercadorias apreendidas serão registradas, definidas de acordo com sua disposição ou destinação, a título de controle e gerenciamento fiscal.

A Receita Federal também ampliou a lista de mercadorias que podem ser destruídas ou inutilizadas, incorporando nesta os agrotóxicos, seus componentes e afins, que descumpram as exigências estabelecidas na legislação específica.

A nova Portaria ainda esclarece que a destinação poderá ocorrer após declaração de revelia, em relação ao contribuinte, o que até então não era previsto nas normas anteriores.

Com relação ao leilão, modalidade de alienação amplamente utilizada pela Receita Federal, a Portaria nº 200/2022 passa a regulamentá-lo de forma mais criteriosa, inclusive disciplinando suas diferentes modalidades, tais como o leilão de mercadorias que serão destinadas à exportação ou que serão destruídas, bem como o leilão de veículos para desmontagem.

Igualmente, a doação e a incorporação de mercadorias recebem uma nova roupagem regulatória, que inclusive define as regras e restrições quando ocorrerem em ano eleitoral.

Por fim, a Portaria nº 200/2022 aprova o Comprovante da Decisão que Aplica a Pena de Perdimento de Veículo em favor da União (Compev), documento que se torna indispensável para a regularização dos veículos adquiridos em leilões, inclusive para fins de registro e licenciamento junto às autoridades de trânsito.

A área de Comércio Internacional do HONDATAR Advogados permanece à disposição para auxiliar as empresas e entidades de classe que desejarem mais informações sobre o assunto.

Rita de Cássia Correard Teixeira

teixeira@hondatar.com.br

Felipe Rainato Silva

felipe.silva@hondatar.com.br

Aron Storch

aron.storch@hondatar.com.br