Projeto de Lei assinado pela Presidência da República propõe viabilizar piso da enfermagem

Projeto de Lei assinado pela Presidência da República propõe viabilizar piso da enfermagem

O Presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional, em 18 de abril de 2023, o Projeto de Lei do Congresso Nacional n° 05 (“PLN”), que propõe a abertura de crédito especial do Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$7.300.000.000,00, em favor do Ministério da Saúde.

O projeto inclui nova categoria de programação, no âmbito do Fundo Nacional de Saúde, a fim de possibilitar o atendimento de despesas com o piso nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem e da parteira, previsto inicialmente pela Emenda Constitucional n° 124, de 14 de julho de 2022 e regulamentado pela Lei n° 14.434, de 04 de agosto de 2022.

Dados do último levantamento do Conselho Federal de Enfermagem indicam que atualmente, cerca de 693,4 mil enfermeiros atuam em todo território nacional, sendo que São Paulo detém o maior número de trabalhadores do setor, cerca de 170,7 mil em exercício. O banco de dados indica ainda que o Brasil conta com 450,9 mil auxiliares de enfermagem e mais de 1,66 milhões de técnicos de enfermagem.

O PLN n°05/23 foi aprovado por deputados e senadores em 26 de Abril e encaminhado para sanção presidencial, que deve acontecer em breve.

Outras informações acesse a matéria completa através do link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023

Fonte: Gov.br / planalto / saúde

O departamento de Relações do Trabalho e RIG do Hondatar Advogados está à disposição para os esclarecimentos necessários.

Fábio Abranches Pupo Barboza

fabio@hondatar.com.br

Maria Cristina Mattioli

maria.mattioli@hondatar.com.br

Milton Achel

milton.achel@hondatar.com.br