Publicações

18.06.2026
|

Procuradoria reabre transação tributária para débitos inscritos em dívida ativa de até R$45 milhões

Dia 01/06/2026 foi publicado o Edital PGDAU n° 06/2026, para prorrogar o prazo de adesão às propostas de transação previstas no Edital PGDAU nº 11/2025 (modalidades para regularização de débitos inscritos em dívida ativa da União, tributários ou não, com valor consolidado de até R$ 45 milhões).

O novo prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2026.

As modalidades de transação tributária disponibilizadas são:

Transação por Capacidade de Pagamento (CAPAG)

Elegibilidade:

  • Débitos inscritos até 03/03/2026.

Condições:

  • Entrada de 6% do valor consolidado da dívida, podendo ser parcelada em até 6 vezes.
  • Saldo remanescente em até 114 parcelas mensais.
  • Descontos de até 100% sobre juros, multas e encargos legais, respeitado o limite de 65% de desconto sobre o valor total de cada inscrição.

(OBS: A classificação do contribuinte (A, B, C ou D) será determinada pelo sistema REGULARIZE PGFN, considerando a capacidade de pagamento)

Transação de Débitos Considerados Irrecuperáveis ou de Difícil Recuperação

Elegibilidade:

  • Débitos inscritos até 03/03/2026 e classificados como tipo “D”, com mais de 15 anos de inscrição sem garantia ou suspensão de exigibilidade, ou com exigibilidade suspensa há mais de 10 anos.

Condições:

  • Entrada dispensada em caso de pagamento à vista, ou de 5% do valor consolidado da dívida, podendo ser parcelada em até 12 vezes.
  • Saldo remanescente em até 108 parcelas mensais.
  • Descontos de até 100% sobre juros, multas e encargos legais, respeitado o limite de 65% de desconto sobre o valor total de cada inscrição (para empresas em recuperação judicial, o limite máximo de desconto será de 70%).

Transação de Débitos de Pequeno Valor

Elegibilidade:

  • Débitos inscritos até 01/06/2025, com valor consolidado igual ou inferior a 60 salários-mínimos.

Condições:

  • Entrada dispensada em caso de pagamento à vista, com desconto de 50% sobre cada inscrição, ou de 5% do valor consolidado da dívida, podendo ser parcelada em até 5 vezes.
  • Saldo remanescente em até 7, 12, 30 ou 55 parcelas mensais.
  • Descontos de 30% até 50%, conforme número de parcelas e tipo de contribuinte.
  • Transação de Débitos Garantidos por Seguro Garantia ou Carta Fiança

Elegibilidade:

  • Débitos inscritos até 03/03/2026, com garantia vigente e não executada (seguro garantia ou carta fiança).

Condições:

  • Entrada de 30%, 40% ou 50% do valor consolidado da dívida.
  • Saldo remanescente em 6, 8 ou 12 parcelas mensais (conforme percentual de entrada).
  • Sem concessão de descontos.

É autorizada a regularização de débitos já parcelados, transacionados ou em negócio jurídico processual, desde que seja comprovada a prévia desistência do acordo em curso.

O edital também admite, conforme regras específicas de cada transação, a utilização de precatórios federais para quitação ou amortização do saldo negociado.

Por fim, destaca-se que não será admitida a adesão por contribuintes que tenham tido transação rescindida nos últimos 2 anos (quarentena).

A Equipe do Tributário Contencioso do Honda, Teixeira, Rocha Advogados fica à inteira disposição para auxiliar os contribuintes e demais entidades de classe que desejem maiores informações sobre o tema.

Compartilhe

São Paulo

Avenida Paulista, 925 – 3º. Andar – Bela Vista
CEP 01311-000 – São Paulo – SP – Brasil