Publications

Definição da modulação dos efeitos da exclusão das bases de cálculo do PIS e COFINS é adiado para 05/05

O julgamento dos Embargos de
Declaração interpostos pela PGFN que tratam da exclusão do ICMS das bases de
cálculo do PIS e COFINS foi postergado para a sessão plenária do dia 05/05.

Originalmente, o recurso havia
sido incluído na pauta de 29/04, mas não houve tempo suficiente para que ele
fosse apreciado na data programada.

O objetivo da PGFN é duplo: (i)
fixar o marco inicial dos efeitos da decisão proferida pelo Tribunal Pleno do
STF em 03/2017, que considerou inconstitucional a inclusão do ICMS das
apurações do PIS e COFINS e (ii) quantificar o valor do ICMS a ser
excluído do ICMS do PIS e COFINS.

No primeiro caso, a PGFN postula
que a declaração de inconstitucionalidade passe a valer somente após a data do
julgamento dos Embargos de Declaração. No segundo, a Fazenda Nacional pretende
que os créditos de PIS e COFINS se limitem à parcela do ICMS recolhido ao final
de cada competência (e não ao montante destacado nas notas fiscais de saída,
como entendem os contribuintes).

O Honda, Teixeira, Araújo e Rocha
Advogados permanece atento às constantes alterações da legislação e
jurisprudência tributária, e mantém sua equipe de advogados à disposição para
esclarecer estes e outros temas do seu interesse.

Régis Pallotta Trigo

regis.trigo@hondatar.com.br

Daniela Franulovic

daniela@hondatar.com.br

Renata Souza Rocha

rrocha@hondatar.com.br

Share

São Paulo

Avenida Paulista, 925 – 3º. Andar – Bela Vista
CEP 01311-000 – São Paulo – SP – Brasil