{"id":890,"date":"2020-09-01T14:31:40","date_gmt":"2020-09-01T17:31:40","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:56","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:56","slug":"trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","title":{"rendered":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado"},"content":{"rendered":"<p>Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por julgar os processos federais de SP e MS), reconheceu que &#8220;<em>somente a partir da manifesta\u00e7\u00e3o da autoridade administrativa quanto \u00e0 habilita\u00e7\u00e3o do cr\u00e9dito \u00e9 que se reconhece contabilmente os cr\u00e9ditos decorrentes de decis\u00e3o judicial transitada em julgado, com a consequente contabiliza\u00e7\u00e3o da receita que integrar\u00e1 o lucro l\u00edquido para fins de determina\u00e7\u00e3o das bases de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL&#8221;&nbsp;<\/em>(AI&nbsp;n\u00b0&nbsp;5033080-78.2019.4.03.0000).&nbsp;<\/p>\n<p>O julgamento em quest\u00e3o tem como origem um Mandado de Seguran\u00e7a impetrado por uma empresa que possui decis\u00e3o judicial com tr\u00e2nsito em julgado, reconhecendo-lhe o direito \u00e0 exclus\u00e3o do ICMS das bases de c\u00e1lculo do PIS e da COFINS. O objetivo da a\u00e7\u00e3o judicial \u00e9 afastar o entendimento&nbsp;da Receita Federal do Brasil &#8211; RFB, expressado por meio da Solu\u00e7\u00e3o de Diverg\u00eancia COSIT n\u00b0 19\/2003 e da Solu\u00e7\u00e3o de Consulta SRRF 10\u00aa Disit n\u00b0 233\/2007, de que os cr\u00e9ditos reconhecidos por decis\u00e3o judicial transitada em julgado devem ser tributados pelo IRPJ e pela CSLL (incid\u00eancia de 34% sobre o cr\u00e9dito de PIS e COFINS) j\u00e1 no momento do tr\u00e2nsito em julgado.<\/p>\n<p>A empresa defende que o momento do tr\u00e2nsito em julgado dessa tese tribut\u00e1ria, por si s\u00f3, n\u00e3o traz liquidez e certeza (disponibilidade jur\u00eddica e econ\u00f4mica) sobre os cr\u00e9ditos de PIS e COFINS. Isto porque,&nbsp;ainda est\u00e3o pendentes de julgamento os Embargos de Declara\u00e7\u00e3o opostos pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional nos autos do RE 574.706\/PR (<em>leading case<\/em>), que discute qual parcela do ICMS deve ser exclu\u00eddo da base de c\u00e1lculo do PIS e da COFINS, se \u00e9 o ICMS destacado nas Notas Fiscais ou o ICMS recolhido pelos contribuintes (Solu\u00e7\u00e3o de Consulta Interna n\u00b0 13\/2018 e art. 27 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa n\u00b0 1.911\/19), al\u00e9m de eventual modula\u00e7\u00e3o dos efeitos da decis\u00e3o pelo STF. Em outras palavras, nem o contribuinte e nem o Fisco podem confirmar o valor do cr\u00e9dito em definitivo.<\/p>\n<p>Em seu voto, a&nbsp;Desembargadora Federal Marli Ferreira (Relatora) reconheceu que, o caso n\u00e3o traz uma&nbsp;senten\u00e7a l\u00edquida (com valores j\u00e1 definidos), onde seria poss\u00edvel a contabiliza\u00e7\u00e3o imediata dos valores e, consequentemente, a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL. Pelo contr\u00e1rio, esclarece que&nbsp;antes da transmiss\u00e3o da declara\u00e7\u00e3o de compensa\u00e7\u00e3o (DCOMP), instrumento pelo qual se aproveita os cr\u00e9ditos reconhecidos pela senten\u00e7a, o contribuinte obrigatoriamente deve formular um pedido administrativo de habilita\u00e7\u00e3o do cr\u00e9dito perante a Receita Federal (art. 100 da Instru\u00e7\u00e3o Normativa RFB n\u00ba 1.717\/2017). Por fim,&nbsp;concluiu que &#8220;<em>at\u00e9 a decis\u00e3o administrativa que homologa a habilita\u00e7\u00e3o credit\u00f3ria do contribuinte, os valores reconhecidos pela decis\u00e3o judicial n\u00e3o s\u00e3o certos, l\u00edquidos e exig\u00edveis<\/em>&#8220;.&nbsp;<\/p>\n<p>Importante ressaltar que&nbsp;h\u00e1 contribuintes que&nbsp;defendem outros momentos como fato gerador do IPRJ e CSLL al\u00e9m da data do deferimento do requerimento administrativo de habilita\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito,&nbsp;tais como, (i) a data do reconhecimento da receita cont\u00e1bil, (ii) a data de entrega das DCOMPs ou, ainda, (iii) a data da homologa\u00e7\u00e3o das DCOMPs (que pode ocorrer em at\u00e9 05 anos).<\/p>\n<p>Fato \u00e9 que, a&nbsp;recente decis\u00e3o do Tribunal Federal&nbsp;afastou o posicionamento da Receita de que o&nbsp;tr\u00e2nsito em julgado seria o momento para tributar 34% sobre os cr\u00e9ditos de PIS\/COFINS.<\/p>\n<p>Assim, a presente discuss\u00e3o vem ganhando for\u00e7a em nossos tribunais e cada vez mais contribuintes optam por discutir judicialmente o momento de incid\u00eancia do IRPJ e CSLL&nbsp;sobre seus cr\u00e9ditos de PIS e de COFINS reconhecidos judicialmente com tr\u00e2nsito em julgado. Nosso escrit\u00f3rio j\u00e1 obteve decis\u00f5es nesse sentido em favor dos nossos clientes.<\/p>\n<p>Caso tenham interesse em ingressar com uma medida judicial ou desejem maiores informa\u00e7\u00f5es sobre a mat\u00e9ria, por favor, fiquem \u00e0 vontade para contatar a&nbsp;Equipe do Tribut\u00e1rio Contencioso do Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados, que fica \u00e0 inteira disposi\u00e7\u00e3o para&nbsp;auxiliar as empresas e entidades de classe acerca do presente tema.<\/p>\n<p><strong>Lucas Munhoz Filho<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:lucas.munhoz@hondatar.com.br\">lucas.munhoz@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Daniela Franulovic<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:daniela@hondatar.com.br\">daniela@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Renata Souza Rocha<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:rrocha@hondatar.com.br\">rrocha@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1113,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-890","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"yoast_head":"<!-- This site is optimized with the Yoast SEO plugin v28.6 - https:\/\/yoast.com\/product\/yoast-seo-wordpress\/ -->\n<title>TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"en_US\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por [&hellip;]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2020-09-01T17:31:40+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2026-09-29T22:24:56+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"640\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"360\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Written by\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. reading time\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutes\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\\\/\\\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/\"},\"author\":{\"name\":\"admin\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"headline\":\"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\\\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado\",\"datePublished\":\"2020-09-01T17:31:40+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:56+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/\"},\"wordCount\":764,\"commentCount\":0,\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png\",\"articleSection\":[\"COVID-19\",\"Imprensa\",\"Sem categoria\"],\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/\",\"name\":\"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\\\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png\",\"datePublished\":\"2020-09-01T17:31:40+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:56+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/\"]]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png\",\"width\":640,\"height\":360},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\\\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\\\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\",\"name\":\"HONDATAR Advogados\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"en-US\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"url\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"sameAs\":[\"https:\\\/\\\/rusvelnantes.com.br\\\/hondatar\"],\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/author\\\/admin\\\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","og_locale":"en_US","og_type":"article","og_title":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados","og_description":"Em recente decis\u00e3o, o Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o &#8211; TRF3 (respons\u00e1vel por [&hellip;]","og_url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","og_site_name":"HONDATAR Advogados","article_published_time":"2020-09-01T17:31:40+00:00","article_modified_time":"2026-09-29T22:24:56+00:00","og_image":[{"width":640,"height":360,"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png","type":"image\/png"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Written by":"admin","Est. reading time":"4 minutes"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/"},"author":{"name":"admin","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"headline":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado","datePublished":"2020-09-01T17:31:40+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:56+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/"},"wordCount":764,"commentCount":0,"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png","articleSection":["COVID-19","Imprensa","Sem categoria"],"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/","name":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado - HONDATAR Advogados","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png","datePublished":"2020-09-01T17:31:40+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:56+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#breadcrumb"},"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":[["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/"]]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png","contentUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G1-Generica-antiga-tributario-Media.png","width":640,"height":360},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/trf3-afasta-a-incidencia-de-irpj-e-csll-provenientes-da-tese-de-exclusao-de-icms-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-no-momento-do-transito-em-julgado\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"TRF3 afasta a incid\u00eancia de IRPJ e CSLL provenientes da tese de exclus\u00e3o de ICMS da base de c\u00e1lculo do PIS\/COFINS no momento do tr\u00e2nsito em julgado"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/","name":"HONDATAR Advogados","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"en-US"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"sameAs":["https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar"],"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/author\/admin\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=890"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1388,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/890\/revisions\/1388"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1113"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=890"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=890"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=890"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}