{"id":811,"date":"2021-05-14T12:28:38","date_gmt":"2021-05-14T15:28:38","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:50","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:50","slug":"stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/","title":{"rendered":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017"},"content":{"rendered":"<p>Em sess\u00e3o de julgamento ocorrida entre os dias 12 e 13\/05, o Plen\u00e1rio do STF, por 8&#215;3, acolheu em parte os Embargos de Declara\u00e7\u00e3o interpostos pela Uni\u00e3o Federal para determinar que os efeitos da sua pr\u00f3pria decis\u00e3o, que considerou inconstitucional a inclus\u00e3o do ICMS na base de c\u00e1lculo do PIS e de COFINS, passam a valer a partir de 15\/03\/2017.<\/p>\n<p>N\u00e3o obstante, os Ministros deixaram claro que esta limita\u00e7\u00e3o temporal n\u00e3o afetar\u00e1 os cr\u00e9ditos tribut\u00e1rios que estejam sendo discutidos em a\u00e7\u00f5es judiciais ou procedimentos administrativos iniciados at\u00e9 essa data, vale dizer, os contribuintes que ingressaram em ju\u00edzo at\u00e9 15\/03\/2017 ser\u00e3o restitu\u00eddos integralmente da cobran\u00e7a do PIS e COFINS indevidamente majorado pelo ICMS, respeitando-se os cinco anos anteriores ao respectivo ajuizamento de cada a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p>Por outro lado, os cr\u00e9ditos pleiteados em medidas judiciais distribu\u00eddas&nbsp;ap\u00f3s&nbsp;15\/03\/2017 retroagir\u00e3o apenas at\u00e9 essa data de corte, ficando prejudicada a restitui\u00e7\u00e3o dos valores indevidamente recolhidos antes disso.<\/p>\n<p>Neste particular, prevaleceram os votos da Relatora, Min. Carmen L\u00facia, e dos Ministros Nunes Marques, Alexandre de Morais, Lu\u00eds Barroso, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux.<\/p>\n<p>Al\u00e9m de fixar no tempo o marco inicial dos efeitos da decis\u00e3o que proferiram em 2017, os Ministros do STF, tamb\u00e9m por 8&#215;3, definiram outro ponto chave da discuss\u00e3o, no sentido de que a parcela a ser depurada das apura\u00e7\u00f5es de PIS e COFINS se refere ao ICMS destacado na notas fiscais de sa\u00edda de mercadorias, e n\u00e3o, como era postulado pela Uni\u00e3o Federal, o ICMS recolhido pelos contribuintes ao final de cada m\u00eas (e previsto na Solu\u00e7\u00e3o Interna de Consulta COSIT n. 13\/2018).<\/p>\n<p>Em rela\u00e7\u00e3o a este tema, foram vencedores a Min. Relatora e os Ministros Alexandre de Morais, Edson Fachin, Rosa Webber, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Marco Aur\u00e9lio e Luiz Fux.<\/p>\n<p>O Honda, Teixeira, Ara\u00fajo e Rocha Advogados permanece atento \u00e0s constantes altera\u00e7\u00f5es da legisla\u00e7\u00e3o e jurisprud\u00eancia tribut\u00e1ria, e mant\u00e9m sua equipe de advogados \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para esclarecer estes e outros temas do seu interesse.<\/p>\n<p><strong>R\u00e9gis Pallotta Trigo<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:regis.trigo@hondatar.com.br\">regis.trigo@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Daniela Franulovic<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:daniela@hondatar.com.br\">daniela@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Renata Souza Rocha<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:rrocha@hondatar.com.br\">rrocha@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Em sess\u00e3o de julgamento ocorrida entre os dias 12 e 13\/05, o Plen\u00e1rio do [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1116,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-811","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"yoast_head":"<!-- This site is optimized with the Yoast SEO plugin v28.6 - https:\/\/yoast.com\/product\/yoast-seo-wordpress\/ -->\n<title>STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017 - HONDATAR Advogados<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"en_US\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017 - HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Em sess\u00e3o de julgamento ocorrida entre os dias 12 e 13\/05, o Plen\u00e1rio do [&hellip;]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-05-14T15:28:38+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2026-09-29T22:24:50+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"640\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"360\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Written by\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. reading time\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"2 minutes\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\\\/\\\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/\"},\"author\":{\"name\":\"admin\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"headline\":\"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\\\/03\\\/2017\",\"datePublished\":\"2021-05-14T15:28:38+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:50+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/\"},\"wordCount\":409,\"commentCount\":0,\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png\",\"articleSection\":[\"COVID-19\",\"Imprensa\",\"Sem categoria\"],\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/\",\"name\":\"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\\\/03\\\/2017 - HONDATAR Advogados\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png\",\"datePublished\":\"2021-05-14T15:28:38+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:50+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/\"]]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png\",\"width\":640,\"height\":360},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\\\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\\\/03\\\/2017\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\",\"name\":\"HONDATAR Advogados\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"en-US\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"url\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"sameAs\":[\"https:\\\/\\\/rusvelnantes.com.br\\\/hondatar\"],\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/author\\\/admin\\\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017 - HONDATAR Advogados","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/","og_locale":"en_US","og_type":"article","og_title":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017 - HONDATAR Advogados","og_description":"Em sess\u00e3o de julgamento ocorrida entre os dias 12 e 13\/05, o Plen\u00e1rio do [&hellip;]","og_url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/","og_site_name":"HONDATAR Advogados","article_published_time":"2021-05-14T15:28:38+00:00","article_modified_time":"2026-09-29T22:24:50+00:00","og_image":[{"width":640,"height":360,"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png","type":"image\/png"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Written by":"admin","Est. reading time":"2 minutes"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/"},"author":{"name":"admin","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"headline":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017","datePublished":"2021-05-14T15:28:38+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:50+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/"},"wordCount":409,"commentCount":0,"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png","articleSection":["COVID-19","Imprensa","Sem categoria"],"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/","name":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017 - HONDATAR Advogados","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png","datePublished":"2021-05-14T15:28:38+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:50+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#breadcrumb"},"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":[["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/"]]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png","contentUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/G4-Generica-antiga-empresas-Media.png","width":640,"height":360},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/stf-define-que-a-exclusao-do-icms-destacado-da-base-de-calculo-do-pis-e-cofins-vale-a-partir-de-15-03-2017\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"STF define que a exclus\u00e3o do ICMS destacado da base de c\u00e1lculo do PIS e COFINS vale a partir de 15\/03\/2017"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/","name":"HONDATAR Advogados","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"en-US"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"sameAs":["https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar"],"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/author\/admin\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/811","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=811"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/811\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1309,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/811\/revisions\/1309"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1116"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=811"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=811"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=811"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}