{"id":728,"date":"2022-01-28T16:17:47","date_gmt":"2022-01-28T19:17:47","guid":{"rendered":"https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/"},"modified":"2026-09-29T19:24:43","modified_gmt":"2026-09-29T22:24:43","slug":"cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"<p>Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado CAT 02, de 27-01-2022, que esclarece sobre a cobran\u00e7a da diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado.<\/p>\n<p>Dentre os esclarecimentos no comunicado, cabe destacar:<\/p>\n<ol>\n<li>que no dia 05\/01\/22, foi publicada no (DOU) a Lei Complementar n\u00ba 190, para regulamentar a cobran\u00e7a do ICMS nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do imposto;&nbsp;<\/li>\n<\/ol>\n<ol>\n<li>que o portal previsto na Lei Complementar n\u00ba 190\/2022 j\u00e1 se encontra disponibilizado no endere\u00e7o eletr\u00f4nico &#8220;difal.svrs.rs.gov.br&#8221;;<\/li>\n<\/ol>\n<ol>\n<li>que no Estado de S\u00e3o Paulo, a Lei n\u00ba 17.470, que regulamentou a reparti\u00e7\u00e3o da arrecada\u00e7\u00e3o entre o Estado de origem e o de destino na legisla\u00e7\u00e3o paulista, foi publicada no dia 14 de dezembro de 2021.<\/li>\n<\/ol>\n<p>Por fim, que considerando essas disposi\u00e7\u00f5es, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado, ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022.<\/p>\n<p><strong>II-\u00cdNTEGRA<\/strong><\/p>\n<p><strong>COORDENADORIA DA ADMINISTRA\u00c7\u00c3O TRIBUT\u00c1RIA<\/strong><\/p>\n<p><strong>COMUNICADO CAT n\u00ba 02, de 27-01-2022<\/strong><\/p>\n<p>Esclarece sobre a cobran\u00e7a da diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado.<\/p>\n<p>O COORDENADOR DA ADMINISTRA\u00c7\u00c3O TRIBUT\u00c1RIA, tendo em vista o disposto na Lei Complementar n\u00ba 190, de 4 de janeiro de 2022, na Lei n\u00ba 17.470, de 13 de dezembro de 2021, e no Conv\u00eanio ICMS 235\/21, de 27 de dezembro de 2021, COMUNICA que:<\/p>\n<p>1 &#8211; o Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADI 5.469 e o RE 1.287.019, decidiu pela necessidade da edi\u00e7\u00e3o de lei complementar para que os Estados e o Distrito Federal possam exigir, a partir de 1\u00ba de janeiro de 2022, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado em outra unidade federada, nos termos previstos na Emenda Constitucional n\u00ba 87, de 16 de abril de 2015;<\/p>\n<p>2 &#8211; no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o do dia 5 de janeiro de 2022, foi publicada a Lei Complementar n\u00ba 190, a qual altera a Lei Complementar n\u00ba 87, de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir), para regulamentar a cobran\u00e7a do ICMS nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do imposto;<\/p>\n<p>3 &#8211; dentre as disposi\u00e7\u00f5es da referida Lei Complementar n\u00ba 190\/22 consta a previs\u00e3o de divulga\u00e7\u00e3o pelos Estados e pelo Distrito Federal, em portal pr\u00f3prio, das informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias ao cumprimento das obriga\u00e7\u00f5es tribut\u00e1rias, principais e acess\u00f3rias, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es interestaduais sujeitas \u00e0 DIFAL, bem como o comando da produ\u00e7\u00e3o de seus efeitos a partir do primeiro dia \u00fatil do terceiro m\u00eas subsequente ao da disponibiliza\u00e7\u00e3o do aludido portal.<\/p>\n<p>4 &#8211; o portal previsto na Lei Complementar n\u00ba 190\/2022 j\u00e1 se encontra disponibilizado no endere\u00e7o eletr\u00f4nico &#8220;difal.svrs.rs.gov.br&#8221;;<\/p>\n<p>5 &#8211; no Estado de S\u00e3o Paulo, a Lei n\u00ba 17.470, que regulamentou a reparti\u00e7\u00e3o da arrecada\u00e7\u00e3o entre o Estado de origem e o de destino na legisla\u00e7\u00e3o paulista, foi publicada no dia 14 de dezembro de 2021.<\/p>\n<p>6 &#8211; considerando o acima disposto, a diferen\u00e7a entre as al\u00edquotas interna do Estado de S\u00e3o Paulo e interestadual &#8211; DIFAL, nas opera\u00e7\u00f5es e presta\u00e7\u00f5es destinadas a consumidor final n\u00e3o contribuinte do ICMS localizado neste Estado, ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022.<\/p>\n<p><strong>Jo\u00e3o Carlos Ramos<\/strong><\/p>\n<p>joao.ramos@hondatar.com.br<\/p>\n<p><strong>Adriano Agra<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:adriano.agra@hondatar.com.br\">adriano.agra@hondatar.com.br<\/a><\/p>\n<p><strong>Edson Kondo<\/strong><\/p>\n<p><a href=\"mailto:edson.kondo@hondatar.com.br\">edson.kondo@hondatar.com.br<\/a>&nbsp;<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1117,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[39,38,1],"tags":[],"class_list":["post-728","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-covid-19","category-imprensa","category-noticia"],"acf":[],"yoast_head":"<!-- This site is optimized with the Yoast SEO plugin v28.6 - https:\/\/yoast.com\/product\/yoast-seo-wordpress\/ -->\n<title>Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"en_US\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado [&hellip;]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"HONDATAR Advogados\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-01-28T19:17:47+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2026-09-29T22:24:43+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"640\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"360\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Written by\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. reading time\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutes\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\\\/\\\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/\"},\"author\":{\"name\":\"admin\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"headline\":\"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo\",\"datePublished\":\"2022-01-28T19:17:47+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:43+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/\"},\"wordCount\":665,\"commentCount\":0,\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png\",\"articleSection\":[\"COVID-19\",\"Imprensa\",\"Sem categoria\"],\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/\",\"name\":\"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png\",\"datePublished\":\"2022-01-28T19:17:47+00:00\",\"dateModified\":\"2026-09-29T22:24:43+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"en-US\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[[\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/\"]]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/wp-content\\\/uploads\\\/2026\\\/09\\\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png\",\"width\":640,\"height\":360},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\\\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/#website\",\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/\",\"name\":\"HONDATAR Advogados\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"en-US\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/#\\\/schema\\\/person\\\/39169410c635ef656c92e8915f161f04\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"en-US\",\"@id\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"url\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\\\/\\\/secure.gravatar.com\\\/avatar\\\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"sameAs\":[\"https:\\\/\\\/rusvelnantes.com.br\\\/hondatar\"],\"url\":\"https:\\\/\\\/www.hondatar.com.br\\\/en\\\/author\\\/admin\\\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","og_locale":"en_US","og_type":"article","og_title":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados","og_description":"Foi Publicado hoje (28\/01) no Di\u00e1rio Oficial do Estado de S\u00e3o Paulo o Comunicado [&hellip;]","og_url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","og_site_name":"HONDATAR Advogados","article_published_time":"2022-01-28T19:17:47+00:00","article_modified_time":"2026-09-29T22:24:43+00:00","og_image":[{"width":640,"height":360,"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png","type":"image\/png"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Written by":"admin","Est. reading time":"3 minutes"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/"},"author":{"name":"admin","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"headline":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo","datePublished":"2022-01-28T19:17:47+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:43+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/"},"wordCount":665,"commentCount":0,"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png","articleSection":["COVID-19","Imprensa","Sem categoria"],"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/","name":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo - HONDATAR Advogados","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png","datePublished":"2022-01-28T19:17:47+00:00","dateModified":"2026-09-29T22:24:43+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#breadcrumb"},"inLanguage":"en-US","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":[["https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/"]]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png","contentUrl":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/wp-content\/uploads\/2026\/09\/magnific_abstract-architectural-de_TdFqNpmVNR-Media.png","width":640,"height":360},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/cobranca-do-difal-nao-contribuintes-sera-exigida-a-partir-de-1o-de-abril-de-2022-no-estado-de-sao-paulo\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Cobran\u00e7a do DIFAL (n\u00e3o contribuintes) ser\u00e1 exigida a partir de 1\u00ba de abril de 2022 no Estado de S\u00e3o Paulo"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/#website","url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/","name":"HONDATAR Advogados","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"en-US"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/#\/schema\/person\/39169410c635ef656c92e8915f161f04","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"en-US","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/d774f966284da8e4c8b33319494038873dd30c6912faccace56c4e0fccfd6baa?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"sameAs":["https:\/\/rusvelnantes.com.br\/hondatar"],"url":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/author\/admin\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=728"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1226,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/728\/revisions\/1226"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1117"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=728"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=728"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.hondatar.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=728"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}