Receita Federal retoma atendimento presencial e prazos processuais voltam a correr a partir de 01/09

atendimento

Em 31/08 foi publicada a Portaria RFB 4261/2020 que disciplinou a retomada do atendimento presencial a partir do dia 01/09.

Segundo a Portaria, os Postos de Atendimento devem operar entre 8 ou 4 horas consecutivas e os respectivos horários serão disponibilizados no site da Receita Federal.

A princípio, o atendimento presencial rá  restrito à prestação dos serviços:

I – atos cadastrais de pessoas físicas, inclusive orientações sobre situação cadastral;

II – emissão de cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e aos rendimentos informados em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF);

III – recepção de documentos, requerimentos, defesas e recursos cujo protocolo por meio da internet seja facultativo ou inexistente;

IV – parcelamentos não disponíveis no sítio eletrônico da RFB, na internet;

V – emissão de documentos de arrecadação não disponíveis no sítio eletrônico da RFB, na internet; e

VI – consulta de débitos e pendências fiscais de pessoa física e do Microempreendedor Individual (MEI).

Em casos excepcionais, o Chefe da Unidade de Atendimento poderá autorizar a prestação de serviços não relacionados acima.

A Portaria ainda revogou a Portaria 543/2020 e suas sucessivas alterações (Portarias RFB 936,1087 e 4105/2020) que disciplinavam a suspensão dos prazos processuais até 31/09/2020.

Assim, prazos processuais suspensos entre 20/03/2020 e 31/08/2020 voltam a correr normalmente a partir de 01/09/2020.

Desta forma, é importante que os contribuintes revisitem suas caixas postais do e-CAC para se certificarem da inexistência de intimações de processos não respondidas nesse período, de modo a evitar eventuais prejuízos com a perda de prazos para impugnação e recursos após a retomada do curso normal dos processos.

A Equipe do Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados fica à inteira disposição para prestar maiores esclarecimentos a respeito desse ou quaisquer outros assuntos considerados necessários. 

Daniela Franulovic

daniela@hondatar.com.br

Renata Souza Rocha

rrocha@hondatar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *